Tubos de Concreto para Construção Civil – Como são fabricados?

Você já imaginou como são desenvolvidos e fabricados os tubos de concreto para a construção civil? Este componente está presente em vários tipos de construções e segue várias normas e padrões. A seguir, conheça um pouco mais sobre os tubos de concreto que a Realfa disponibiliza ao mercado!

Processo de Fabricação de Tubos e Manilhas de Concreto

Em suma, os tubos de concreto são peças circulares, armadas ou não, utilizadas os mais diferentes fins, seja dentro do setor de saneamento e infraestrutura, como por exemplo condução de águas pluviais, condução de esgoto sanitário, poços de visita ou inspeção, condução de efluentes industriais, em instalações subterrâneas, dutos e bueiros, bem como para a passagem de pessoas e soluções de telecomunicações, por exemplo. A sua principal norma é a ABNT NBR 8890/2018.

 

Deste modo, é um recurso indispensável em vários tipos de obras e a sua origem remete há mais de 100 anos. Os tubos de concreto podem ser fabricados através do adensamento vibratório e prensamento radial. São as suas principais metodologias de fabricação.

 

Primeiramente, o concreto ser despejado nas fôrmas de moldagem, e em seguida, é realizado o adensamento através de efeitos vibratórios obtidos por recursos eletromecânicos. A terceira fase é a retirada do ar que fora incorporado no concreto.

 

A quarta etapa é feita por meio de uma máquina específica que retira as formas e os tubos de concreto entram em processo de cura. Com isso, pela ação do tempo, há um ganho de resistência mecânica. Depois, pode ser transportado e utilizado em empreendimentos.

 

Padrões e normas

Os produtos da Realfa seguem obrigatoriamente as normas exigidas na sua fabricação. Quanto aos tubos de concreto, além de boas práticas de qualidade, que visam a qualidade e a melhor performance destes componentes, a fabricação segue as normas brasileiras ABNT/NBR 15396/2006, 8890/2007, 15645/2009 e 16085/2012.

Principais aplicações

É possível utilizar os tubos de concreto em diferentes funções. Os de seção circular são utilizados, por exemplo, para captar e transportar águas pluviais (drenagens urbanas) e esgoto sanitário. São espessos e resistentes para suportar as atividades decorrentes das cargas permanentes – como é o caso do peso da terra que os sobrepõem – e cargas acidentais (excesso de movimentação em rodovias e ferroviárias, bem como em aeroviárias e demais sobrecargas decorrentes de sua utilização.

O tamanho de cada tubo varia conforme a sua função, vazão e especificidade. Devem ser consideradas a resistência mecânica exigida em sua função. Os tubos de concreto são classificados conforme a carga que suportam, e quanto maior a resistência do produto, maior será o número de sua classificação.

Durabilidade e conservação

Quando o tubo de concreto é de qualidade, deve durar mais de 100 anos. Tanto que os primeiros tubos de concreto construídos estão em uso até hoje. Vai depender muito da qualidade do material, manutenção, aspectos ambientais e contextuais, entre outros agentes. Mas vale ressaltar que se trata de um componente de vida útil longa.

 

O que achou das dicas sobre como são fabricados os tubos de concreto para a construção civil? Deixe o seu comentário e compartilhe estas informações. Siga a Relfa nos Instagram!

 

1 thoughts on “Tubos de Concreto para Construção Civil – Como são fabricados?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.