As principais vantagens dos Bloquetes são:
- Liberação de uso imediato – Liberado para o trânsito logo após o assentamento não tem que aguardar secar rejunte ou contra-piso, instalou-usou.
- Facilidade Instalação – Mão-de-obra de fácil obtenção, se precisar temos mão-de-obra especializada.
- Pouca diferença entre lotes – A fabricação sequencial proporciona um melhor controle de qualidade, não havendo grandes alterações de coloração de um lote para outro.
- Armazenamento – Podem ser estocados paletizados e empilhados por longo período de tempo, ocupando pouco espaço na obra.
- Resistência e Durabilidade – Elevada resistência à compressão, abrasão e ação de agentes agressivos, ideal para ambientes externos e internos.
- Segurança – Superfície flexível, permeável e anti-derrapante, para pedestres e veículos.
- Estética – Variedade de modelos e cores e maneiras de serem instalados.
- Conforto térmico em relação ao asfalto
Execução, que estabelece os requisitos para a execução do pavimento.
Nós temos mão-de-obra especializada, entre em contato conosco.
- Verificação do solo
Antes de mais nada precisamos saber se o bloquete será para pedestres, veículos esporádicos, manobras de veículos, veículos pesados, etc.
Para que isso? Para sabermos se teremos que remover terra que chamamos de “borrachuda” substituindo por terra boa, se precisaremos fazer “agulhamento” com pedras britas ou se será feito apenas regularização e compactação.
- Preparo do solo
Em seguida, faz-se a regularização e compactação da base (com placa vibratória “bate-sapo” em pequenos locais ou rolo compactador em áreas maiores.
- Pó-de-pedra
Após regularização, recomenda-se colocar pó de pedra em uma espessura de 3 a 5 cm.
- Nivelamento
Passe uma régua metálica fazendo assim um perfeito nivelamento do pó-de-brita.
- Colocação
Vários tipos de travamentos e assentamentos são utilizados, verifique qual o escolhido.
- Assentamento das guias
Usando uma linha, use bolas de concreto para que o travamento seja o melhor possível.
Começamos então o assentamento das peças. É necessário usar linhas a cada 2 metros, tanto no sentido transversal quanto longitudinal do piso intertravado para que não se perca o alinhamento das peças.
- Vãos ou fugas
Não deixe vãos maiores do que 2mm entre as peças, salvo sob recomendação do responsável técnico.
- Recortes
Faça os recortes necessários. Onde está pronto o calçamento passe a placa vibratória duas vezes por todo o pavimento. Esta etapa é muito importante para que haja um preenchimento correto das fugas. É a etapa onde o preenchimento é feito de baixo para cima (do pó-de-brita ou areia de assentamento).
- Rejunte com pó-de-pedra brita
Selamento de juntas do pavimento com areia ou pó de brita. Passe bem o vassourão para garantir que todos os vazios ficaram completamente cheios.
- Placa vibratória
Placa vibratória por mais duas vezes, nesta etapa, para garantir que a areia preencha totalmente os vãos entre as peças de cima para baixo.
- Limpeza
Varra o restante da areia e pó-de-brita que se excederam após a passagem da placa vibratória.
- Utilize
Lave o piso e aguarde a secagem. Pode utilizar normalmente.
Vejam alguns formatos de pavimentação:
Especificações:
Tijolo retangular |
Bloquete sextavado |
Bloquete Onda ou 16 faces |
|||
20x10x06cm |
20x10x08cm | 25 x 25 x 06cm | 25 x 25 x 08cm | 23,4×11,3x06cm | 23,4×11,3x08cm |
Espessura: 6cm | Espessura: 8cm | Espessura: 6cm | Espessura: 8cm | Espessura: 6cm |
Espessura: 8cm |
Peça por M²: 50 |
Peça por M²: 50 | Peça por M²: 18 | Peça por M²: 18 | Peça por M²: 39 |
Peça por M²: 39 |
Peso por M²: 140kg | Peso por M²: 180kg | Peso por M²: 140kg | Peso por M²: 180kg | Peso por M²: 140kg |
Peso por M²: 180kg |
Cores: Natural, Terracota, Amarelo Grafite e Marrom |
Cores: Natural, Terracota, Amarelo Grafite e Marrom | Cor: Natural | Cor: Natural | Cores: Natural, Terracota, Amarelo Grafite e Marrom |
Cores: Natural, Terracota, Amarelo Grafite e Marrom |