Veja quais são as vantagens da utilização do Bloco Intertravado e como utilizar em seus projetos
Está pensando em pavimentar um espaço? Uma opção interessante é o bloco intertravado, cada vez mais comum em lugares públicos e obras privadas. Ele tem um ótimo custo-benefício e dá um aspecto agradável aos pisos pavimentados. Saiba mais sobre este produto!
O que são Blocos Intertravados ou Bloquetes?
Não é à toa que o bloco intertravado se popularizou no Brasil nas últimas décadas. É uma forma prática, resistente e em conta de pavimentar vias, calçadas e espaços de uso coletivo. Em suma, se trata de um tipo de pavimentação intertravada, ou seja, em que os blocos modulares pré-moldados ficam travados (encaixados) entre si, dando um aspecto estético agradável e mais resistência a estes espaços.
Como são assentados?
Primeiramente, há uma preparação do solo. Depois, ocorre a pavimentação com blocos pré-moldados, em que é muito rápida a execução. Em suma, são usados blocos modulares pré-moldados em concreto, com diversas formas, cores e texturas. Eles são colocados justapostos e se mantêm fixos por conta do atrito da área lateral das peças em relação às outras adjacentes, com areia de rejuntamento.
O formato permite o travamento, bem como a transferência de carga entre os blocos, o que alivia as pressões sobre a sua base, reduzindo as possibilidades de deformações da pavimentação. Abaixo, fica uma camada de areia ou pó de pedra compactada.
Veja o Passo a Passo da colocação dos Pisos Intertravados! Clique aqui.
Tipos de Blocos
Há uma grande variedade de pisos intertravados. Os formatos mais comuns de blocos intertravados são: retangular, “raquete”, 16 faces e sextavado. Cada um tem a sua função. Por exemplo, se você for pavimentar uma calçada, os blocos com espessura de 6 cm são bem interessantes.
Vale destacar que a normatizado na ABNT que regula os modelos de blocos e suas especificações é a referente às Peças de Concreto para Pavimentação – NBR 9780 (“Determinação da Resistência à Compressão”) e a NBR 9781 (“Especificação”). Logo, um bloco intertravado de qualidade segue a normatização e boas práticas de qualidade em sua fabricação.
Vantagens e Desvantagens
O bloco intertravado possui vida útil longa, baixa manutenção e alta capacidade de drenagem das águas das chuvas. É importante buscar um fornecedor de Blocos Intertravados de qualidade e confiança. É comum no nosso mercado fabricantes produzirem materiais fora das especificações a preços mais baratos, o que pode se tornar uma bela dor de cabeça para o cliente poucos anos depois.
No entanto, pode oferecer algumas desvantagens, como o preço em relação a outros tipos de pavimentação, principalmente de grandes áreas, a necessidade de compactação da areia de base em até 95% para não oferecer riscos, maior necessidade de mão de obra, entre outras desvantagens.
Não existe milagre, sempre desconfie de preços muito baixos e procure verificar obras mais antigas do fornecedor com o produto que você esta adquirindo.
Quando optar pelo bloco intertravado e quando optar por asfalto?
Isso vai depender o tipo de pavimentação que precisa e a área em questão. Os blocos intertravados oferecem uma tecnologia mais avançada que o asfalto, maior sustentabilidade, permite uma melhor drenagem, menor aquecimento, melhor desempenho e durabilidade, e dependendo da área, até menores custos, altamente recomendado para pavimentação de áreas com transito leve a moderado, como condomínios, cidades mais calmas ou de veraneio.
O asfalto pode ser uma opção para grandes áreas e quando precisam ser cobertas em tempo menor, mas ainda vale considerar no orçamento a pavimentação concretada. Porém, a escolha depende da preparação asfalto e das camadas inferiores, de acordo com o trânsito do local. Sendo assim exige um bom projeto e um bom planejamento para ser construído para garantir que o asfalto aguente o trânsito.
O que achou das nossas dicas sobre Blocos Intertravados? Deixe o seu comentário e compartilhe estas informações. Siga a Relfa nos Instagram!
1 Comment
top dica